quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

As várias formas de hidratação da pele


As várias formas de hidratação da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e exige cuidados diários de higiene e hidratação. Só assim conseguimos manter a sua suavidade, elasticidade e beleza, além de prevenir o surgimento de doenças e o envelhecimento precoce.
E tem mais: ao prestar atenção em nossa pele também acompanhamos possíveis mudanças no organismo como um todo, pois a sua aparência de hidratação está ligada à preservação das reservas de água em nosso organismo.
“A falta desse componente pode gerar a perda da elasticidade na pele, tornando-a áspera e seca, além de outros problemas relacionados ao equilíbrio geral da saúde”, explica Luciana Villa Nova, gerente de Desenvolvimento de Produtos da Natura.
Mas como escolher o tipo de produto mais indicado para a nossa pele? Com o avanço da tecnologia, agora temos diversas formas galênicas de hidratação, que foram desenvolvidas a partir de compostos aquosos e/ou oleosos e em texturas diferentes, cada uma com indicação de uso e benefícios conforme o tipo de pele.
Veja, a seguir, qual delas atende melhor às suas necessidades.
  • Óleo corporal: hidrata e perfuma a pele na hora do banho, trazendo maior proteção e maciez, sem deixá-la oleosa. Elaborados com óleos vegetais, oferecem 24 horas de hidratação para todos os tipos de pele.
  • Emulsões: são as mais comuns e eficientes. Misturam componentes aquosos e oleosos em diferentes proporções. Os ativos de seus compostos podem atuar em mecanismos diferentes da pele, possuindo variações, como: cremes (mais consistentes), gel em creme (produto mais leve, porém com textura cremosa) e loções e séruns, que são produtos fluídos. Peles mais secas necessitam de maior emoliência para aumentar a retenção de água e a lubrificação da pele.
  • Formas oleosas: possuem pouco ou nenhum componente aquoso. Apresentam diferentes texturas, como bastões, manteigas sólidas e manteigas cremosas. Esses produtos possuem um teor maior de componentes que reforçam a barreira da pele e conferem uma proteção prolongada. Indicado para peles mais secas.
  • Gel: de forma aquosa, é composto basicamente por componentes de afinidade com a água. Indicado para pessoas com pele oleosa que necessitam de hidratação, porém com texturas menos oleosas.
As varias formas de hidratar a pele - Por Ana Paula Ramos / Folie Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário