quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Xampu e condicionador devem ser associados.

XAMPU E CONDICIONADOR

 
                      Lavar o cabelo é algo corriqueiro e muitas vezes automático. Mas é preciso saber associar o xampu e o condicionador, de preferência da mesma marca, para obter um melhor efeito e não haver problemas como a mistura de fragrâncias.
Segundo a dermatologista Márcia Purceli e a química Sueli Cagliari, os dois produtos separadamente não trazem tantos benefícios. Isso porque o xampu funciona como um detergente, que retira as impurezas dos fios, enquanto o condicionador fecha as escamas e dá maciez.
Além disso, um finalizador serve para proteger as madeixas de eventuais danos, facilitar a escovação e hidratar. Pode ser aplicado nos fios secos ou ainda úmidos.

 


                 Uma sugestão importante das especialistas é não usar xampu 2 em 1, pois eles não têm a mesma eficiência dos produtos separados.
Outra dica dada é nunca lavar o cabelo com sabonete nem sabão de coco, já que isso pode facilitar a quebra e deixar a cutícula dos fios muito aberta.
 




                       Segundo Márcia Purceli, é importante lavar os cabelos diariamente ou em dias alternados, para retirar a sujeira acumulada no couro. As máscaras podem ser aplicadas uma vez por semana, no lugar do condicionador, ou mantidas nos fios por 15 minutos a cada 15 dias. Cabelos danificados ou com química precisam de mais hidratação.
A médica explicou, ainda, que o pH do xampu e do condicionador deve ficar próximo ao da fibra capilar: entre 4,5 e 5,5. E não há produtos capazes de fazer os fios crescerem, mas sim de fortalecê-los.
Em relação ao sal, existe um mito de que eles fazem mal. O que prejudica mesmo os cabelos é o sal do mar.
Compostos do xampu e do condicionador
- A água é um veículo básico em que os elementos são misturados
- Os detergentes limpam os fios e abrem as escamas
- Os amaciantes garantem a proteção do cabelo, o fechamento das escamas e a diminuição do volume dos fios
- Os espessantes deixam o produto mais viscoso
- Os perfumes dão a fragrância desejada.

 fonte G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário